- Área: 160 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Tamara Uribe
-
Fabricantes: American Standard, AutoDesk, Mosaicos La Peninsular, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cocol fazia parte de um antigo casarão do período Porfiriato, que ao longo dos anos foi subdividido em unidades com suas dimensões atuais: 165 metros quadrados de área construída. Com exceção da fachada em estilo eclético em azul pastel, a paleta utilizada no resto da casa é neutra e os tons crus nos pisos, paredes, vigas e do lado de fora, com cimento branco e chukum. O objetivo do projeto era criar um espaço fresco e tropical através do uso de vegetação, móveis e peças de madeira em tons naturais, onde a arte desempenharia um papel protagonista no espaço.
A parte histórica da casa consiste em dois corredores com pé direito alto que preservam suas vigas originais, e que abrigam a sala e a cozinha e incorporando o tradicional piso de massa, que é um elemento recorrente em todos os interiores da propriedade, tanto antigos quanto modernos. A sala apresenta uma pipa do artista oaxaquenho Francisco Toledo e a peça preferida do proprietário, uma onça-pintada laranja de Izamal do artista Gabriel Pérez Rejón. A cozinha é integrada à área externa por meio de uma grande caixilharia de ferro que se conecta ao terraço e faz parte da nova construção, respeitando as proporções das alturas originais de pé direito, nesta parte há um lavabo e a área de lavanderia. Dois antigos bancos de madeira, originalmente usados para amassar tortilhas, servem como mesas centrais na sala de estar ao ar livre e foram obtidos em um antiquário local. Duas almofadas feitas com huipiles de Zinacantán, Chiapas, se destacam por suas cores e padrões no sofá cru. O pequeno pátio central tem uma piscina entre duas paredes altas de concreto com textura, criando um belo contraste com os tons verdes da vegetação.
A fachada da parte privada da casa tem uma volumetria pura, sóbria e simples que abriga dois quartos, um em cada nível. O do térreo tem vista para um pequeno jardim privado, dando uma sensação de amplitude e frescor. Ao lado da cama há duas lâmpadas penduradas feitas de videiras que criam um jogo romântico de luz e sombra que embebe as superfícies do quarto. Na parede oposta, uma coleção de pentes artesanais, principalmente de Oaxaca, repousa sobre uma antiga penteadeira de madeira. A Casa Cocol transmite uma sensação de tranquilidade e conforto, através do uso de seus materiais, cores e texturas, destacando peças de arte popular mexicana obtidas em diferentes cantos do país, cada uma com uma história para contar.